Foto: Renan Mattos (Diário)
Nesta segunda-feira, a 4ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) se reuniu com a direção do Hospital Regional e com os representantes das secretarias de Saúde dos municípios da região para acertar os detalhes finais sobre a abertura do ambulatório de cardiologia, que ocorrerá no dia 12 de agosto.
O ambulatório inicia o funcionamento um ano depois da abertura do primeiro para atender pacientes com diabetes e hipertensão. Estão previstas 112 consultas para este mês que já foram agendadas pelos 32 municípios que integram a 4ª CRS. Já para o mês de setembro, a promessa é de 320 atendimentos, entre novos e retornos. Para Santa Maria, serão disponibilizadas 55 consultas ainda neste mês. Só há um detalhe em relação ao ambulatório de cardiologia, porém muito importante: irá funcionar às segundas e quintas-feiras. A direção, porém, garantiu que o atendimento em dois dias será só neste mês.
Governo anuncia militar como diretor interino do Inpe
Em se tratando de um hospital feito com recursos públicos, há um débito com população. A abertura de mais de 200 leitos, o que realmente fará diferença para a região, não tem prazo. Os trâmites burocráticos entre governo do Estado e Ministério da Saúde estão em andamento para a liberação de R$ 50 milhões para compra de equipamentos ao hospital.
Esses anúncios a conta-gotas são uma forma de amenizar a longa espera da população, que tem sido paciente, e de suavizar as promessas feitas na véspera de campanhas eleitorais, no pleito de 2016 à prefeitura e no de 2018 ao governo do Estado.